Parte da renda da Zona Azul vai para entidades de assistência social em Itabuna

Itabuna disciuplina e cobra por estacionamento
Arquivo/JBO

A partir do dia 7 de junho o motorista que utilizar cada uma das 1.200 vagas do estacionamento rotativo nas avenidas centrais de Itabuna estará contribuindo para o trabalho assistencial de entidades sociais e instituições filantrópicas que atuam no município. Por decisão do prefeito Claudevane Leite toda a arrecadação que caberá à Prefeitura - 11% da receita do serviço - será destinada às instituições que mantenham projetos como creches, asilos, abrigos e outras ações sociais.

A Zona Azul funcionará das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8 às 13 horas, para atender a uma das principais reclamações de motoristas e comerciantes, que é a falta de vagas para estacionamento no centro da cidade. Será cobrada uma taxa de R$ 1,50 por hora para carros e R$ 1,00 para motos. Cada usuário poderá ficar na vaga por até duas horas, com 15 minutos de tolerância. Ao estacionar, o usuário tem 10 minutos para adquirir os créditos e/ou ativação de seu veículo na Zona Azul. Após este período, estará sujeito à punição prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O domingo será livre.

A Dom Parking, vencedora da concorrência para exploração do serviço, anuncia que vai trabalhar com  três formas de aquisição do crédito: através dos postos de vendas, que são casas comerciais cadastradas; diretamente com os monitores, ou ainda via aplicativo, chamado de “Minha Vaga”, para aquisição de uma determinada quantidade de créditos.

Pelo Minha Vaga, no momento em que chegar ao local, o motorista terá que acionar o aplicativo, informando que acabou de estacionar, com o horário e o número da vaga. Se não usar a hora integral, tendo informado o horário de chegada e saída, o motorista só pagará pelo tempo que ficou na vaga. Quem quiser saber como funcionará o sistema pode acessar o site www.itabuna.minhavaga.com.br.